quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dicas para a modalidade TEATRO (Parte 2)


EXERCÍCIOS TEATRAIS


01- Todos andam dentro de um espaço pré-determinado, procurando preencher os espaços vazios. Deve-se começar lento e ir aumentando a rapidez. Os participantes, devem andar e olhar uns aos outros.
Finalidade: Desenvolver noção de espaço.


02- Formar um círculo com todos sentados e uma pessoa, sai correndo
com os olhos fixos em outra pessoa da roda. Assim que a pessoa percebe que é ela que está sendo fixada, sai correndo, fixando o olhar em outra pessoa.
Finalidade: Desenvolver a concentração.


03- Brincar de “O mestre mandou”.
Finalidade: Desenvolver a concentração.


04- Brincar de caça e caçador. Parecida com a brincadeira de pega- pega. As pessoas devem ficar agachadas com as cabeças baixas dentro do espaço pré-determinado. Uma será a caça e outra o caçador. O caçador começa a correr atrás da caça, procurando correr dentro de todo o espaço possível, sendo que a caça poderá pular uma outra pessoa que está agachada para se livrar do caçador. Quando isto ocorrer, a pessoa pulada, passa a ser o caçador e o que era o caçador, passa a ser a caça.
Finalidade: Desenvolver a noção de espaço e a concentração.


05- Formar 02 grupos, cada grupo em um campo (parecido com a queimada). Cada grupo tem um objeto a proteger. O objetivo do jogo é de um grupo tentar pegar o objeto do outro grupo, porém se for tocado no campo do adversário, ficará congelado, mas se for tocado por outro do seu grupo, poderá fugir. O grupo que pegar o objeto do outro grupo e conseguir trazer para o seu campo, ganha.
Finalidade: Desenvolver o senso de espaço, espírito de equipe e concentração.


06- Fixar um ponto qualquer e andar em direção a ele. Numa segunda vez, a pessoa vem andando normalmente fixando o ponto, no meio do caminha vira-se para o público e faz um gesto qualquer e volta a fixar o ponto imaginário (ou real) estabelecido em algum lugar do palco ou do local que esteja sendo feito o exercício. Pode-se variar ainda, com a pessoa indo em direção ao ponto estabelecido, no meio do caminho vira-se de costas,dá 03 passos, vira-se novamente e continua caminhando com os olhos fixos no ponto.
Finalidade: Desenvolver a concentração e noção de espaço. Este exercício é básico para desenvolver a concentração em uma determinada cena, pois o ator (iz) sai para se fazer uma cena, então ele (a) deve ir concentrado até o ponto onde irá acontecer a cena, mesmo que haja imprevistos ou outras cenas acontecendo.



07- Como no exercício nº 01, pode-se pôr uma música de fundo e as pessoas vão ocupando os espaços se embalando pela música e se alongando, depois fecham os olhos e vão embalados pela música.
Finalidade: Desenvolverem noção de espaço e criar cumplicidade com a trilha sonora, pois ela também faz parte da cena, então deve-se haver harmonia com os movimentos e o som.


08- Dividir os participantes em 02 grupos e com uma bola pequena, os elementos do mesmo grupo, devem passar uns para os outros, estipulando-se uma contagem, cada vez que a bola é passado de uma pessoa a outra (p.ex. até 15). Quem chegar até o nº determinado, ganha. Durante a passagem da bola, a outra equipe tem que interceptar. Caso a bola seja interceptada, a contagem para e se inicia a contagem para a equipe que recuperou a bola. A pessoa que receber a bola, tem de ficar parada, não pode se mexer e os demais da mesma equipe e da outra equipe tem a liberdade de se movimentar em todos os lados para apanhar a bola. Tomar apenas cuidado com as possíveis “trombadas”.
Finalidade: Desenvolver o senso de equipe e noção de espaço.


09- Formar 02 grupos em fila indiana. Coloca-se 01 bola ou cadeira na frente de cada grupo, cerca de10 mt. O 1º integrante de cada grupo, sai correndo, passa em volta do objeto colocado, volta correndo, passa por debaixo das pernas dos demais integrantes de seu grupo, retorna ao início da fila, toca o 2º integrante da fila, que repetirá o exercício. A equipe que terminar primeiro ganha.
Finalidade: Desenvolver o senso de equipe.


10- Exercício do detetive e o assassino.As pessoas vão andando e ocupando os espaços, na área pré-determinada, sendo que em um momento, todos param e fecham os olhos. O coordenador do exercício, dará com discrição, 01 toque no ombro de uma pessoa que será o assassino e dois toques no ombro do detetive. Após isto, as pessoas abrem os olhos e vão andando em todas as direções, ocupando os espaços, sendo que as pessoas ao passarem umas pelas outras, devem se olhar nos olhos, e aquele que for o assassino, dará uma pequena e discreta piscada de olhos para as pessoas que passam por ele, e caso isto ocorra, a pessoa que recebeu a piscada, está morta e deverá cair lentamente e ficar caída no chão. Ao detetive, cabe ter atenção para descobrir quem é o assassino e caso o descubra ou o assassino pisque para ele, ele dirá “está preso em nome da lei”. Se o detetive errar, deverá pagar um castigo. Neste exercício, quanto mais pessoas, melhor, pois poderá se dar 03 chances para o detetive. Ao coordenador cabe verificar a mudança do assassino e do detetive em cada nova rodada.
Finalidade: Desenvolver a atenção e a ocupação de espaços.


11- Todos vão andando pelo espaço pré-determinado, sendo que serão dados alguns comandos, como por exemplo: nº 01 pular, nº 02 gritar, nº 03 agachar, nº 04 dar uma volta, etc., sendo que em dado momento em que todos estão andando, o coordenador, fala algum nº, o qual os participantes já deverão ter decorado no início do exercício e executá-lo. Sugere-se, dar os comandos na seqüência, ou seja, todos estão andando e o coordenador diz: Nº 01, depois, Nº 02, e assim por diante. Após isto, ir invertendo a seqüência dos comandos e dando mais de um para dificultar.
Finalidade: Desenvolver atenção em cena e noção de espaço.



12- Brincadeira parecida com o “bobinho”. Forma-se um círculo e uma pessoa fica no meio , sendo que os demais devem jogar uma bola uns para os outros fazendo uma contagem estipulada e a pessoa que está no meio tentará pegar. Caso consiga pegar, quem jogou vem para o meio da roda e caso termine a contagem estabelecida, pagará um castigo ao grupo.
Finalidade: Aquecimento pré-apresentação e senso de equipe.


13- Forma-se um círculo e 01 pessoa é retirada de cena. O coordenador escolherá algum dos integrantes para com discrição, comandar alguns movimentos que lhe venham a cabeça. Todos os demais sabem quem está comandando o exercício, somente quem foi retirado que não. Esta pessoa volta e terá de adivinhar quem está iniciando os movimentos que todos estão fazendo. Caso erre, terá de pagar um castigo e as chances caso erre, dependerão do nº de participantes.
Finalidade: Desenvolver a atenção e concentração em cena.


14- Igual ao exercício do Detetive e Assassino, porém os participantes ao caminharem entre si deverão estar encenando algum personagem. Por exemplo: o exercício se passa no Titanic ou em uma festa. Cada um deverá criar um personagem diferente dos outros, para dar um pouco mais de dificuldade ao exercício.
Finalidade: Iniciar a criação de personagens.


15- Forma-se um círculo e se estipula um nº para cada participante a partir do nº 01. Então os participantes começam a se movimentar e a pessoa que for a nº 01 gritará seu nº, e a pessoa que for a nº 02 gritará o seu nº aonde quer que esteja, não precisa estar perto do nº anterior ao seu, e então o nº 01 arremessará uma bola ao nº 02 e esta ao localizar rapidamente a pessoa de nº 03 e assim por diante. Durante a passagem da bola entre os participantes, todos deverão estar se movimentando.
Finalidade: Simultaneamente criar concentração e noção de espaço.


16- Exercício de quem conta um conto, aumenta um ponto. Forma-se uma fila com todos lado a lado e de costas para o coordenador e para a pessoa que iniciará o exercício. Esta pessoa escolhida fará uma seqüência de movimentos (p. ex. cobrando um pênalti, ou arremessando uma bola de basquete) de preferência com no máximo 05 quadros. O primeiro da fila vira-se, assiste a seqüência e repete. O próximo da fila, vira-se, assiste a seqüência e a repete ao próximo e assim até o último, que repetirá o que viu e se fará uma comparação com o original. Não se deve falar durante o exercício ou se fazer comentário se esta certo ou errado por parte de quem já fez o exercício.
Finalidade: Desenvolver a visão, atenção e concentração em cena.


17- Parecido com o exercício n 09. Forma-se 02 filas indianas lado a lado com 02 cadeiras defronte a fila, longe mais ou menos 10 metros. Ao ser dada a saída, o 1º de cada fila sai correndo e no meio do caminho dá uma cambalhota (pode se substituir por uma perna só, imitação agachar,etc.), sentar na cadeira (pode se incrementar, pedindo para o participante a hora que sentar, dizer algo como seu nome, um grito de guerra,etc.) levantar, passar por detrás da cadeira e se dirigir ao próximo da fila, o qual fará a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro ganha.
Finalidade: Desenvolver a motivação e o espírito de equipe.



18- Todos correm dentro de um espaço pré-determinado e uma pessoa escolhida tem de apanhá-los (parecido com pega-pega). A pessoa antes de ser pega, agacha-se e fica como uma tartaruga e depois que o perseguidor sair de perto de si, volta a correr. Porém, se a pessoa for pega, ficará como tartaruga até o fim da brincadeira e o último a ser pego é quem será o perseguidor na próxima rodada. Caso haja muitos participantes e pouco tempo, poderá se brincar, ficando as pessoas que se agacharam mesmo sem ser pegas, como tartarugas direto.
Finalidade: Aquecimento pré-apresentação.


19- Em um palco, ou outro espaço cênico, duas ou mais pessoas (no máximo 04), interrogam uma pessoa que está sentada (pode-se fazer como que um interrogatório policial, ou uma pessoa contando uma estória aos que estão em pé) e na outra extremidade, os demais participantes do grupo (se forem muitos, fazer o exercício em duas turmas) e a medida que os que estão em pé vão questionando quem está sentado, os outros participantes de imediato, vão encenando com muita criatividade a estória que está se desenrolando. O exercício é de improvisação e extrema criatividade. Não pode ser combinado antes, o máximo é se sugerir um tema, por ex.- Onde você estava na noite do crime? Quem está sentado, começa a bolar um estória, obviamente com seqüência, os que estão em pé devem fazer perguntas relacionadas a estória, levando a ter uma seqüência e o demais conforme a iniciativa, vão de imediato encenando a medida que os fatos vão sendo contados, sem ficar meditando o que irá fazer para melhor encenar esta cena.
Finalidade: Desenvolver a concentração, improvisação e a criatividade.


20- O coordenador forma os grupos e dá a cada grupo três palavras que não tem a princípio relação entre si (p. ex.: café, telha e aspirador) e o grupo terá que rapidamente, formar uma estória, com começo, meio e fim, onde citem as palavras dadas ao grupo. Para cada grupo, palavras diferentes.
Finalidade: Desenvolver a criatividade.


21- Formar 02 ou mais grupo, dependendo do nº de participantes, sendo que 01 grupo inventa uma estória ou dito popular e conta a um dos integrantes do outro grupo, sendo que este que foi escolhido, deverá através de mímica, encenar o tema ou estória a seu grupo, que deverá adivinhar.
Finalidade: Desenvolver a criatividade e os gestos.


22- Formar 02 grupos, sendo que 01 grupo terá que inventar uma estória com o nº de personagens que o outro grupo tem e a medida que o grupo que está fora do palco vai contando a estória, o outro grupo vai encenando através de mímica. Porém, a estória, deverá ser contada com dinamismo e diálogos entre os personagens. De preferência, apenas um do grupo que está fora do palco, deverá contar a estória e o grupo que está encenando, deverá estar atento e dividir os personagens entre si. Primeiro ouçam a estória e depois encenem, para não haver repetição do personagem.
Finalidade: Desenvolver a concentração e a criatividade.


23- Formar grupos, e dar um tema qualquer ao grupo, que de imediato, começará a encenar o tema dado. Ex.: Roubaram meu papagaio. O grupo que receber este tema, usando toda a criatividade, começara a encenar uma estória, que deverá ter começo, meio e fim, sem pensar, assim que o coordenador der o tema, alguém do grupo toma a iniciativa, cria uma fala e os demais do grupo vão na seqüência.
Finalidade: Desenvolver a criatividade.
24- Formar grupos pequenos e dar a eles um determinado produto e algumas características (p.ex.: sabão em pó Lava Mais. Lava bem/Não Mancha/ É barato) e os integrantes do grupo, deverão, criar um “jingle” (comercial) para este produto, com música e no texto citando as características dadas. Não vale copiar algum comercial que já exista ou parodiar.
Finalidade: Desenvolver a criatividade.

25- Um pouco mais difícil que o exercício acima: o próprio grupo terá que inventar um nome para um produto qualquer também criar uma música, cantando as qualidades do produto.


26- O grupo, deverá criar uma estória, que será encenada com 08 quadros (pode ser mais ou menos) como se fossem fotos (devem ficar congelados em cada quadro). Em cada quadro, os participantes tomam uma posição combinada entre si e alguém dá o comando para mudar de quadro até chegar ao último. Em cada quadro, os participantes tem que imaginar que estão como em uma foto, portanto não falam, não se mexem, etc. e a estória deve ter começo, meio e fim. Ex.: a cobrança de um pênalti. Um pode ser o jogador, outro o arbitro e os demais torcedores. No primeiro quadro, o arbitro mostra o pênalti, no segundo quadro, o jogador arruma a bola, no terceiro chuta, no quarto fica apreensivo, no quinto o goleiro pula, no sexto a bola entra no gol, no sétimo comemora sozinho e no oitavo comemora com a torcida. Em cada cena, cada um dos participantes (jogador, arbitro, torcida) deve ter sua expressão facial de acordo com a cena.
Finalidade: Desenvolver a criatividade.


27- Brincadeira do gato mia. Forma-se um círculo com os participantes sentados e um será o gato, que escolherá um dos participantes que está sentado, parará na sua frente e terá três chances de fazer o escolhido rir, sendo que o gato, apenas pode miar (gato não ri, não fala, etc.). Caso consiga fazer o colega rir, trocam de lugar. Se não conseguir, pagará um castigo.
Finalidade: Desenvolver a concentração.


28- Os participantes, vão ocupando os espaços, andando lentamente. A cada instante, vão sentindo-se mais e mais pesados, braços, ombros, cabeça,etc., atém irem se agachando, engatinhando e pararem caídos de uma vez, devido ao peso de seus membros. Depois, lentamente, vão se recobrando, a partir dos dedos, mãos, braço, etc, e lentamente vão fazendo o caminha de volta ao normal, e depois de recompostos, andando, podem pular, dar cambalhotas, etc.
Finalidade: Os participantes terem conhecimento e controle de seus corpos, conhecendo e sentindo cada parte, para quando de uma encenação, tirarem o maior efeito possível de cada movimento.


29- Um dos integrantes pensa em uma cena e começa a distribuir os demais integrantes no palco, conforme sua idéia. Após isto, outra pessoa vê a cena e modifica-a conforme acha que ficaria ideal.
Finalidade: Desenvolver o pensamento de todos para a mesma idéia, independente de ser igual ou diferente.


30- Exercícios vocais: trabalhar o diafragma com S e F, contínuo e intercalado. Forçar o A, E, I, O, U – LA,LE,LI,LO,LU,etc. Massagear a face. Trabalhar com escala musical (Dó,Ré,Mi). Sem emitir som: Nhá,Nhe,Nhi,Nho,Nhu – Qua,Que,Qui,Quo,Quu, Nhua,Nhue,Nhui,Nhuo,Nhuu. Depois emitindo som.



(fonte: Marcelo Vinicius - Capela Asilo São Vicente,
Paróquia N. Sra. Saúde, Rio Claro)

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